Copyright © Primeirona
Design by Dzignine
5 de jun. de 2007

Considerações no Livro do Profeta Isaías

Parte 1
O nome de nascimento do grande profeta Isaías era Yesha’yãhü, o que significa “a Salvação de Jehovah”. Todavia, esse não era um nome incomum, sendo encontrado entre os levitas, ao tempo de Davi. A sua constituição encontra paralelo com outros nomes bíblicos daquele período. Por exemplo, Ezequias tinha como nome de nascimento Khizki’yãhü, o que significa “a Força de Jehovah”. Não obstante, o nome do grande profeta é, singularmente, apropriado, uma vez que “a Salvação de Jehovah” foi o objetivo para o qual Isaías foi especialmente vocacionado por Deus para proclamar.
Isaías era filho de Amoz, como ele mesmo afirma várias vezes em diversas passagens tais como 1:1, 2:1, 13:1. Entretanto, o nome do pai de Isaías não deve ser confundido com o do profeta Amós, os quais diferem tanto na letra inicial como na letra final em hebraico. Amoz, o pai de Isaías, era um dos irmãos do Rei Amazias, segundo a tradição judaica, embora tal tradição dificilmente pode ser comprovada, mesmo porque, se verdadeira, isso tornaria o profeta muito velho. Esse Amoz, provavelmente, não era, portanto, um homem que tenha tido alguma distinção na sociedade daquela época.
O profeta Isaías era casado, e sua esposa é conhecida como “a profetisa”. Contudo esse fato não necessariamente implica que a esposa do profeta tenha sido agraciada com o dom da profecia. Possivelmente, foi o mesmo que aconteceu com Débora e com Hulda, ou ela foi chamada de profetisa, simplesmente, por ser a esposa do profeta.
Isaías relata que tem dois filhos, Shear-jashub (Um-Resto-Volverá), o mais velho, e Maher-shalal-hash-baz (Rápido-Despojo-Presa-Segura), cujos nomes têm conexão com o seu ministério profético. O profeta diz também que teve uma visão “a respeito de Judá e Jerusalém, nos dias de Uzias, Jotão, Acaz e Ezequias, reis de Judá”. Conseqüentemente, mesmo que Isaías tenha começado seu ministério profético na juventude, ele teria que ter nascido cerca de vinte anos antes da morte de Uzias, ou seja, em 779 a.C. Ele, seguramente, viveu até o décimo quarto ano de Ezequias, ou seja, até 714 a.C., e, provavelmente, viveu além desse rei o qual morreu em 699-8 a.C. Há também a possibilidade de Isaías ter vivido alguns anos do tempo de Manasses, filho de Ezequias. Assim, pode-se conjeturar que ele viveu no período de 780 a 690 a.C., o que lhe dá um tempo de vida de noventa anos.
Está também comprovado que Isaías era um judeu de boa posição social, viveu em Jerusalém e teve um relacionamento íntimo com os reis Acaz e Ezequias. Todavia, não há comprovação segura de que ele tenha freqüentado a Escola de Profetas, embora tivesse recebido o chamado divino para o ministério profético em tenra idade, possivelmente quando estava com cerca de vinte anos, conforme referido acima.
Isaías foi, ainda, historiador na corte, durante o reinado de Jotão e, também, no de Ezequias. Em função da sua habilidade como escritor, ele escreveu uma passagem sobre o reinado de Uzias, bem como uma outra, sobre Ezequias, para o Livro de Reis. Provavelmente, ele escreveu alguns relatos sobre o reinado de Jotão e de Acaz, embora isso não esteja explícito.
A principal atividade de Isaías era, no entanto, a de profeta e de pregador, tanto para os reis a quem serviu, como também para o povo de maneira geral. A composição das suas numerosas profecias, muitas se constituindo em verdadeiros poemas, devem ter mantido o profeta em contínua e grande ocupação durante a sua vida. Provavelmente, nem todas as suas profecias chegaram aos nossos dias, posto que o seu Livro tem características de um relato secionado, aparentando ser, talvez, uma compilação dos seus escritos originais.
No capítulo VI, Isaías registra o solene chamado que recebeu de Deus, justamente no ano em que morreu o Rei Uzias. Alguns estudiosos afirmam que essa foi a chamada original para o seu ministério profético. Todavia, a maioria não pensa assim, fundamentada no fato de que a chamada original de um profeta ocupa, naturalmente, o primeiro lugar dos seus escritos, não havendo razão alguma para Isaías ter relatado tal chamado no capítulo VI, quando deveria ter feito isso anteriormente. Conseqüentemente, considerando-se acertada a opinião da maioria, o chamado de Isaías não está, portanto, registrado no seu livro, o que não é de todo estranhável, uma vez que muitos outros profetas também deixaram de relatar os seus próprios chamados. Esse é o caso, por exemplo, dos profetas Joel, Daniel, Habacuque, Zacarias e Malaquias.

7 comentários:

  1. Nossa muito interessante a vida deste ícone bíblico, mas tenho uma curiosidade sobre o nome de sua esposa, realmente não existe? Ela era smplesmente "profetiza"?

    ResponderExcluir
  2. amei o texto!Parabéns amado Pastor!
    Pr.Elias Fernandes

    ResponderExcluir
  3. e onde esta escrito que ele era casado e esse nome profetiza é muito estranho

    ResponderExcluir
  4. Queria saber se Isaías' começou seu ministerio antes do Cativeiro?....ou viveu seu cargo profético o começo do Cativeiro eo fim "

    ResponderExcluir
  5. Queria saber sobre a morte do profeta isaias: como foi ? Se foi morte natural ?

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário!