Copyright © Primeirona
Design by Dzignine
12 de abr. de 2008

A Trindade Santa


Deus é uma trindade de pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo. O Pai não é a mesma pessoa que o Filho; o Filho não é a mesma pessoa que o Espírito Santo e o Espírito Santo não é a mesma pessoa que o Pai. Eles são pessoas distintas; ainda assim, são todos o mesmo único Deus. Eles estão em perfeita harmonia consistindo de uma única substância. Eles são co-eternos, co-iguais e co-poderosos. Se qualquer deles fosse retirado, então não haveria Deus. Existe, aparentemente, uma separação de algumas funções entre os membros da divindade. Por exemplo: o Pai escolhe quem será salvo (Ef 1:4); o Filho os redime (Ef 1:7); e o Espírito Santo os sela (Ef 1:13).
Um ponto que é necessário esclarecer é que Deus não é uma pessoa, o Pai, com Jesus sendo uma criação e o Espírito Santo uma força de Deus, como ensina a seita das Testemunhas de Jeová. Nem tampouco Deus é uma pessoa que adquiriu três formas consecutivas, isto é, o Pai tornou-se o Filho que, depois, tornou-se o Espírito Santo, como querem algumas correntes pentecostais. Nem ainda é a Trindade uma associação de três deuses separados, como prega a terrível seita dos Mórmons.
Vejamos a seguir algumas passagens bíblicas que ajudarão você a ver como a doutrina da Trindade originou-se das Escrituras. Os exemplos não são exaustivos, somente ilustrativos. O primeiro passo é estabelecer quantos deuses existem: UM! Isaías 43:10 diz — Vós sois as minhas testemunhas, diz o SENHOR, o meu servo a quem escolhi; para que o saibais, e me creiais, e entendais que sou eu mesmo, e que antes de mim deus nenhum se formou, e depois de mim nenhum haverá.
E se você quiser pode ainda consultar Is 44:6; Is 45:14,18,21,22; Is 46:5,9 onde comprovadamente verificamos a existência de UM só Deus. — "Eu sou o SENHOR e fora de mim não há Deus" (Is 45:5).
O segundo passo consiste em comparar passagens da Escritura. Por exemplo, em Isaías 64.8 percebemos o Deus Pai Criador — Mas agora, ó SENHOR, tu és nosso Pai, nós somos o barro, e tu, o nosso oleiro; e todos nós, obra das tuas mãos.
No mesmo sentido, João 1.3 nos mostra Deus Filho como Criador — Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez.
E em Jó 33.4 vemos o Espírito Santo também no trabalho de criação — O Espírito de Deus me fez, e o sopro do Todo-Poderoso me dá vida.
Um outro exemplo nos mostra que as três pessoas da Trindade Santa habitam em nós. Em 2 Coríntios 6.16 Paulo nos diz — ... Porque nós somos santuário do Deus vivente, como ele próprio disse: Habitarei e andarei entre eles; serei o seu Deus, e eles serão o meu povo.
Enquanto Colossenses 1.26-27 afirma o Filho fazendo morada em nós — agora, todavia, se manifestou aos seus santos; aos quais Deus quis dar a conhecer qual seja a riqueza da glória deste mistério entre os gentios, isto é, Cristo em vós, a esperança da glória.
E em João 14.17 descobrimos o Espírito Santo habitando em nós — o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não no vê, nem o conhece; vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós.
Penso que estes dois exemplos são suficientes para você estabelecer no seu coração a convicção da existência da Trindade Santa, embora a palavra trindade não apareça na Bíblia.
No amor de Cristo,
Rev. Pedro Corrêa Cabral

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!