Copyright © Primeirona
Design by Dzignine
3 de out. de 2007

PASTORAL DE OUTUBRO


PAI E MÃE
Obedecer aos pais não é uma opção dos filhos, é um imperativo de Deus para eles. A obediência é o caminho da liberdade verdadeira, é a porta da felicidade e o segredo de uma consciência sem culpa. A obediência dos filhos aos pais traz a bênção de Deus para eles. Honrar pai e mãe prolonga os dias de vida na terra, melhora a qualidade de vida da família, sustenta os alicerces da sociedade, lança os fundamentos de um futuro casamento feliz e uma descendência bem aventurada.
Os filhos que obedecem aos pais, poupam-se de muitas dores, fogem de muitos caminhos perigosos e evitam muitas lágrimas. Os filhos que honram aos pais são mais felizes, mais estáveis emocionalmente, mais bem sucedidos nos estudos, mais bem-aventurados no trabalho e, certamente, são os que alcançam maior sucesso no casamento e na vida. O caminho da desobediência, porém, é um caminho tortuoso, escuro, escorregadio e ladeado de abismos perigosos. A desobediência atrai maldição, deságua em traumas profundos, provoca feridas e gera a morte. A rebeldia dos filhos contra os pais é um pecado grave. A rebelião é como o pecado da feitiçaria. Resistir a autoridade dos pais é resistir a autoridade de Deus. A autoridade dos pais sobre os filhos é uma autoridade delegada pelos céus, e não uma lei imposta pela convenção, ou conveniência, da cultura humana.
Exortamos, portanto, aos filhos da Primeirona, no próximo dia 12, chamado Dia das Crianças, a refletirem sobre esta questão com seriedade. Deus espera que o coração dos filhos seja convertido ao coração dos pais. Deus espera que a família seja um lugar de vida abundante, de amor profundo, de diálogo respeitoso, de comunicação transparente, de companheirismo sincero e encorajamento recíproco. O lar deve ser um lugar de ensino, adoração, comunhão, disciplina, amor, perdão e restauração. Os filhos precisam ser amigos dos pais. Os pais precisam ter canais abertos de comunicação com os filhos. Os filhos precisam ter abertura e confiança para segredar aos pais seus conflitos, suas fraquezas e suas necessidades mais íntimas. Os pais precisam ter sabedoria, para ver as coisas como os filhos as vêem, ajudando-os a superar suas dificuldades na dependência do poder de Deus. Que o Senhor nos dê a graça de vermos uma geração de filhos que ousem obedecer e honrar a seus pais, para que vejamos tempos mais venturosos na família, na igreja e na sociedade.
Em amor, Rev. Pedro Corrêa Cabral

6 comentários:

  1. Graça e a Paz do Nosso Senhor Jesus.
    E interessante como o inimigo tem tentado e muitas vezes conseguido exito, em atacar a família que é a base do ser humano no mundo,como podemos ver há uma pregação em todos os tipos de meios de comunicação,contra a familia contra a obediencia com o falso pretexto de liberdade e amor(novos tipos de relacionamento condenados por Deus desde o principio). Principalmente (já não é segredo pra ninguém)a TV tem ocupado o lugar de conversas entre familiares. São poucas casas em que se tem o costume de almoçar juntos em uma conversa descontraida, os pais já não educam os filhos e sim a tv, estamos perdendo os laços de amor com nossa familia. Nos lares cristão ainda se pode ver esse contato mais proximo,,,mas até quando? Temos que passar a investir primordialmente nas familias antes que seja muito tarde.Já vejo lares cristãos enfrentando problemas por causa dessa distancia criada a principio pelos proprios pais que trocam o prazer e direito divino de educar seus filhos para poder ter mais tempo para descansar ou se ocupar com outras coisas que não a familia. Isto é realmente um grande motivo de preocupação....
    Celio Roberto
    celoliveira@terra.com.br

    ResponderExcluir
  2. Irmão Célio Roberto:
    Muito sábias as suas palavras. O inimigo tem atacado de todas as formas a célula mais importante da sociedade, a família. Vejo com preocupação o agir da TV, que poderia educar, mas deseduca nossa juventude.
    Um abraço e a paz do Senhor,
    Pr. Pedro

    ResponderExcluir
  3. Graça e Paz

    É interessante como nossas famílias tem bombardeadas pelo inimigo que a algum tempo atraz agia mais sutilmente. Porém nós que somos cristãos temos que nos atentetar a essas investidas a fim que nossos lares não sejam destruídos. A TV, a internet, os video games, Dvds de musicais infantis que parecem ser inofencivos tem que parar de ser os esucadores de nossos filhos. Devomos criar nossos filhos com a palvra de Deus porque nada fora ela vai fazer com que tenhamos autoridade sobre eles e que eles sejam tementes a Deus.
    Os pais tem que voltar a senter-se a mesa com os filhos para debates bíblicos, devem ser fiéis a Deus para darem exemplo. E quando forem corrigir que essa correção tenha base bíblica, não adianta incentivar seu filho a dizimar, ler a bíblia e orar diáriamente e usar de chingamentos e palavras sem sabedoria para corrigi-los.
    Que o Senhor nos dê sabedoria para obedecermos nossos pais e sabermos criar bem nossos filhos.
    Paz do Senhor Jesus!!

    Sara Santos
    sarasantoss@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Graça e Paz
    Se não respeitarmos nossos pais não obedecermos a Deus, como diz a irmã Sara temos que ensina-los como a biblia nos ensina, Deus deixou em sua palavra um molde de como deve ser o relacionamento familiar.

    ResponderExcluir
  5. Concordo com o comentário anterior. Apenas gostaria de saber de quem é. Graça e Paz
    Pr Pedro

    ResponderExcluir
  6. Pr.Pedro, parabéns pelo excelente artigo sobre a familia, pois o que nós temos visto hoje é o respeito dos filhos pelos pais se perderem. Graças a Deus que os meus filhos ainda tem respito por nós.
    Renato Cabral
    renatoibra@hotmail.com

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário!