COMO VENCER AS DIFICULDADES E BUSCAR NOVOS DESAFIOS
A história de Jabez é uma das mais curtas biografias da Bíblia e também uma das mais sugestivas. Ele não aceitou passivamente a decretação da derrota em sua vida. Ele buscou horizontes mais espaçosos na sua caminhada. Estamos atravessando a fronteira de mais um ano como igreja. É tempo de nos desvencilharmos das dificuldades do passado. O que Jabez fez que o tornou mais nobre do que os seus irmãos?
1. Ele rogou a bênção de Deus (1Cr 4.10) – Jabez invocou o Deus de Israel, o Deus vivo e não um ídolo morto. Ele foi à fonte certa, com o pedido certo e com a motivação certa. Seu clamor é profundo: “Oh! Tomara que me abençoes!”. Somente através da bênção de Deus podemos sair dos desertos abrasivos da vida para os campos cheios de verdor para vivermos uma vida livre, abundante e feliz.
2. Ele pediu a Deus o alargamento de suas fronteiras (1Cr 4.10) – Jabez não era um homem acomodado. Ele olhava para frente e queria conquistar mais terreno, queria alargar o espaço da sua tenda, queria ampliar seus horizontes e conquistar novas fronteiras. Não basta desvencilhar-se das amarras do passado, precisamos alçar vôos mais altos em relação ao futuro. Jabez queria mais espaço, influência, trabalho, frutos e conquistas. De igual forma, precisamos ter sonhos mais ousados na nossa vida, bem como na vida da Primeirona. Há terreno ainda por ser conquistado!
3. Ele suplicou pela presença de Deus (1Cr 4.10) – Jabez entende que seus sonhos não podem ser realizados, se a mão de Deus não for com ele. Ele não quer apenas coisas, ele quer Deus. Coisas sem Deus não satisfazem a alma. Sem a presença de Deus não podemos caminhar vitoriosamente. Nossa jornada jamais poderá ser bem sucedida se a mão de Deus não for conosco.
4. Ele clamou pela proteção de Deus (1Cr 4.10) – Jabez compreende que a jornada da vida é cheia de perigos. Há caminhos escabrosos, inimigos perversos, temores assombrosos. Precisamos da proteção divina. Ele compreende que somente Deus pode nos livrar dos laços e armadilhas do diabo.
O texto de 1Cr 4.10 termina dizendo: “E Deus lhe concedeu o que ele tinha pedido”. Deus responde as nossas orações. Ele transforma choro em alegria, vales em mananciais, o cerco do inimigo em porta de esperança. Estamos atravessando os portais de mais um ano como igreja e entrando no quarto ano. Façamos o que Jabez fez. Clamemos, também,ao Senhor, e veremos que um novo tempo poderá raiar na vida da Primeirona!
No amor de Cristo, Rev. Pedro Corrêa Cabral
0 comentários:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário!