Copyright © Primeirona
Design by Dzignine
26 de fev. de 2009

CRIAÇÃO POR EVOLUÇÃO E POR REDENÇÃO!


Comemoram-se os duzentos anos de Charles Darwin e de sua Teoria da Evolução das Espécies. Até ele, a criação era vista como algo fixo, sem mudança desde o sexto Dia da Criação. Em momento algum, todavia, a Bíblia diz que o Pai já não cria e nem trabalha... Ao contrário, Jesus disse: “Meu Pai trabalha até agora...” (Jo 5.17)
Os cristãos querem um Deus que Intervenha na vida, mas não querem um Deus que continue criando... Sim! Querem um Deus de milagres para o homem, de criações novas para o homem; mas que não seja milagroso na criação.
E mais: fazem diferença entre Jesus curando e criando um olho em um cego de nascença, e Jesus criando um órgão em um peixe no fundo do mar...
Assim, se são informados que animais estão ainda mudando e evoluindo, ganhando novos membros, ou órgãos de adequação à vida, acham que isso é blasfêmia.
Deus criou em Dias Eras de tempo e de não-tempo.
Cada dia do Dia de Deus é feito de bilhões de anos humanos!?... Por que não? Quem declarou tal impedimento?
Deus não sofre o tempo, posto que o tempo existe Nele. Entretanto, crê-se que o Deus dos crentes, o Criador, não tinha nada a fazer antes do homem. Assim, agora, depois do homem, somente o homem interessa a Deus, pensam eles. Deus, no entanto, da mesma forma como redime desde antes da fundação do mundo, também cria desde sempre; e assim como nunca deixou de redimir, também nunca deixou de criar.
O Gênesis diz QUEM criou.
A ciência tenta dizer COMO foi criado.
Uma coisa é o Autor, outra, a Obra.
A fé lida com o Autor. A ciência lida com as Obras.
Qual é o problema?
Até no quintal de minha casa, vejo as coisas mudando, se adaptando...
O Salmo 104 nos diz que tais Obras de Renovação da Natureza é trabalho do Espírito Santo, o qual, sendo enviado sobre a Terra, renova toda a criação... sempre.
Mas a pressa e a presunção do homem querem dizer quanto tempo Deus tem que ter levado para criar...
E mais: A Bíblia não quer dizer como Deus criou. Apenas nos diz que Ele falou e assim se fez. Cristo, o Verbo de Deus, criou, cria e continuará criando!...
Ora, o que é que existe entre o Gênesis e o Apocalipse senão Evolução?
Sim! O que existe entre o Jardim e a Cidade Santa senão evolução?
Evolução como a evolução é; cheia de “catástrofes”.
Entretanto, eu pergunto: E qual é o problema?
Darwin não é meu inimigo. Celebro sua ousadia e fé.
Todavia, lamento que os crentes tenham endiabrado o homem, exceto os crentes ingleses, os quais, pela via de gente boa de Deus como C.S. Lewis e outros, logo entenderam que ali não havia conflito entre a Bíblia e a ciência.
Na América, porém, Darwin virou o diabo!
Ora, Darwin nunca esteve em briga com Deus. Apenas, como um homem de ciência, desejava entender a criação.
Mas a insegurança dos crentes, que tentam fazer da Bíblia um manual de “Ciências”, cometem o crime de tornar anátema aquilo que não entendem, e nem têm cabeça isenta para refletir em paz a fim de compreender.
Ao fim da vida, tendo sido visto lendo a Bíblia por um crente que trabalhava no jardim onde estava meditando, Darwin ouviu o homem perguntar como ele lia a Bíblia se não cria nem na Bíblia e nem em Deus. Darwin assustou-se e disse: “Ah! Não! Eu creio tanto em Deus quanto na Bíblia. O que eu digo é uma teoria de COMO Deus criou, mas não uma negação de que Ele tenha criado”.
Muito assustará os crentes quando virem, no Reino de Deus, Charles Darwin, Einstein, Newton, Copérnico, entre outros... — enquanto muitos bispos estarão de fora...
Enquanto isso... o obscurantismo perdura.
Imaginem se Deus está interessado na briga entre criacionistas e evolucionistas? Ah, meus amigos, sem medo eu lhes digo que Ele não está. Assisto documentários sobre a Evolução das Espécies e me deleito no amor de Deus!
Todavia, para mim, não há diferença se os seis dias foram dias pequenos, mínimos de tempo, ou se foram bilhões de dias e anos...
Entretanto, e se um Dia se tornasse um Dia, apenas quando cada processo estivesse parcialmente concluído, a fim de iniciar um outro... Dia? Qual o problema?
Você está com pressa? Não estou pedindo a sua opinião. Apenas expresso a minha. Afinal, quem pensa que cheguei aqui sem milhões de horas de oração e reflexão?
Nele, que trabalha até agora e continua criando sempre, ainda que não vejamos.
Caio Fábio
25 de fevereiro de 2009

Observação: Reparem, entretanto, que Gn 1.21 nos diz que - "Deus criou todos os animais segundo as suas espécies, todo gado segundo as suas espécies, todos os répteis que rastejam sobre a terra segundo as suas espécies, todas as aves segundo as suas espécies, todos os pássaros e tudo o que tem asa segundo as suas espécies". Não existe, portanto, a possibilidade de uma espécie evoluir para dar origem a outra. Isto é, essa história de que o homem evoluiu do macaco é um absurdo sem tamanho. Deus criou o homem e Deus criou o macaco, como criou todas as espécies. Tais espécies evoluem em si mesmas, por obra e permissão de Deus. Concordo, pois, com Caio Fábio, em que Deus é o Criador, e Darwin apenas queria saber COMO os seres viventes foram criados e evoluiram, cada um dentro de suas espécies.
Pedro Corrêa Cabral

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!