O que é o batismo? Quem deve ser batizado? Antes de Jesus subir aos céus, Ele deixou a grande comissão para seus discípulos : “Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo: Ensinado-os a guardar todas as coisas, que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.” Mateus 28:19-20.
Assim era desejo dele que seus servos fossem por todo o mundo com o evangelho, e batizasse aqueles que recebessem a mensagem.O batismo é uma ordenança instituída pelo próprio Senhor. Isso levanta duas questões. Primeira, como deve ser a ordenança do batismo? Segunda, qual o significado do batismo?
Para achar uma resposta para a primeira pergunta, devemos verificar Atos 8:26-39. Ali encontramos o servo da rainha etíope em sua carruagem lendo Isaías, capítulo 53, no velho testamento. Esse homem era sincero pesquisador da verdade, e Deus instruiu seu servo, Felipe, a ir e falar com ele. Felipe disse a ele como o Senhor Jesus havia morrido no calvário para que os pecadores pudessem ser salvos. O viajante creu no Senhor Jesus Cristo e então perguntou a Felipe se poderia ser batizado. Constatando que o homem havia de fato crido em Cristo, Felipe concordou em batizá-lo. A carruagem parou perto de uma fonte de água. Agora note bem os versos 38 e 39, “… ambos desceram à água, e Felipe batizou o eunuco. Quando saíram da água, o Espírito do Senhor arrebatou a Felipe, não o vendo mais o eunuco; e este foi seguindo seu caminho cheio de júbilo.” Agora, qual o verdadeiro significado dessa cerimônia que foi realizada de forma tão simples numa estrada oriental há muitos anos e que continua a ser realizado ainda hoje?
Em primeiro lugar, é um ato de obediência para expressar a vontade do Senhor Jesus Cristo. Mateus 28:19.
Seu propósito não é lavar a sujeira da carne, mas sim dar ao cristão uma boa consciência com relação a Deus sabendo que ele foi obediente à vontade do Senhor. I Pedro 3:2. Somente aqueles que ouvirem e crerem devem ser batizados. Atos 18:8.
Em segundo lugar, Romanos 6:3-5 ensina que é um símbolo que representa uma verdade espiritual.
1. A água é uma representação do julgamento e da morte.
2. Quando Cristo morreu, Ele desceu abaixo das águas da morte e julgamento para tirar nossos pecados. Salmo 42:7.
3. Uma vez que Cristo morreu como um substituto para o cristão, é igualmente verdadeiro que o crente morreu com Cristo. Em outras palavras, quando Cristo morreu, eu morri. Quando foi sepultado, eu fui sepultado. Quando ressuscitou, eu ressuscitei.
4. O cristão morreu para o pecado, para o mundo e para si mesmo. Ele morreu para tudo que representava a velha natureza, e daqui pra frente Deus não o vê mais em seus pecados, mas o vê em Cristo, ressurreto dos mortos, e possuidor da vida de ressurreição em Cristo.
5. Gálatas 2:20. Assim, quando um cristão é batizado, está fazendo uma confissão pública que assumiu sua posição com Cristo na morte e sepultamento, e deve procurar demonstrar que tem uma nova vida em Cristo. Colossenses 2:12, 3:1-2.
A pessoa batizada não é aquela que foi apenas batizada em água literalmente, mas sua vida deve mostrar que a carne, ou velha natureza, morreu. O batismo tem que ser um assunto do coração, assim como uma confissão exterior.
Nos primeiros dias da igreja, quando um crente era batizado, muitas vezes era perseguido e morto em pouco tempo. Mesmo assim, outros eram salvos e corriam para preencher o lugar daqueles mártires através do batismo. I Coríntios 15:29. Mesmo hoje em terras pagãs, o batismo pode ser um sinal para o começo de uma terrível perseguição. Em muitos países um cristão será tolerado conquanto somente confesse a Cristo com os lábios. Mas quando publicamente o confessa através do batismo, os inimigos da cruz levantam armas contra ele.
Apesar do preço, quando alguém é batizado desfruta a mesma experiência que o eunuco etíope teve. Da sua experiência está escrito: “…jubiloso, continuou o seu caminho.” Atos 8:39.
*Artigo publicado pela Bible Broadcasting Network, Inc. (Rede de Radiodifusão Bíblica. Transcrito com autorização.
0 comentários:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário!